O “Sau, Poh, Lei” de cada dia
Algumas vezes, principalmente depois de alguma prática ou conversa com minha Si Fu, me pego pensando em fases que passei ao longo desses meus poucos, porém intensos 22 anos.
Em certos momentos dessas fases, me deparei com estruturas que eu não soube aproveitar, por questionar muito e aceitar pouco do que era dado a mim; já em outros, me senti sem estrutura alguma, sendo estes os momentos onde mais me senti perdido.
Estudo de Daan Chi Sau, no núcleo Copacabana.
Durante uma das aulas histórico-culturais da Família Moy Lin Mah, onde a Mestra Sênior Ursula Lima transmite virtualmente seus conhecimentos acerca de temas variados dentro da história da nossa Linhagem e da cultura chinesa, surgiu uma dúvida do meu Si Hing Heitor Furtado (Moy Hoi Tok Yi) sobre a relação de elementos da genealogia com as fases Sau, Poh e Lei, cujas naturezas são comumente associadas ao Sistema Ving Tsun (Wing Chun), bem como a vários Sistemas de Variação inseridos na cultura clássica chinesa.
E, ao ver a resposta de minha Si Fu, tive um desses momentos de reflexão sobre as fases que vivi até agora.
“O Sistema Ving Tsun, por ser um sistema de variação, carrega naturezas diferentes e complementares.As Fases Sau, Poh e Lei podem ser percebidas nas diferentes Trilogias e nos diferentes Domínios, assim como em cada parte de cada Listagem dos Dominios. Isso faz com que esse conjunto de 6 listagens possa ser considerado um ‘Sistema’ chinês, onde o conteúdo e o ordenamento se complementam.”
- Mestra Sênior Ursula Lima,
Líder da Família Moy Lin Mah
O ideograma Sau (守), associado a uma fase estruturada, pode ser traduzido como aceitar, obedecer; Poh (破), associado a uma fase semi-estruturada, pode significar quebrar, romper; e Lei (離), associado a uma fase não estruturada, se interpreta como separar, desprender.
Essencialmente, as fases são apresentadas nesta ordem em um Sistema, já que primeiro deve-se aceitar algo para entender, depois romper e analisar através do senso crítico e finalmente se desprender da estrutura para ir além. Porém, no cotidiano, dificilmente vemos as coisas se configurarem dessa forma.
No começo da pandemia, a Família Moy Lin Mah e toda a Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence tiveram que se reestruturar no ambiente virtual. Na imagem, Si Fu Ursula Lima e seus 8 discípulos reunidos.
Como, então, é possível trazer esses conceitos para a nossa rotina e usá-los para melhor aproveitar as fases com estrutura, com nem tanta estrutura assim ou sem estrutura alguma, mesmo que elas não sejam consecutivas ou tão óbvias?
“Na vida, na grande maioria das vezes, as situações não se apresentam com uma estrutura de aprendizado tão clara assim.
As fases se misturam, e por isso é tão importante termos um ‘Sistema de Kung Fu’ para nos auxiliar a melhor passar pelas ‘embaralhadas’ fases da vida.A origem e transmissão do Sistema Ving Tsun, assim como a vida, acontece de forma orgânica, mas o estudo e apresentação da sua genealogia pode ser e é feita dentro de um entendimento de Listagem, onde dividimos também nas fases Sau, Poh e Lei.”
Essa é uma questão que só a maturidade dentro de um Sistema de Kung Fu permite o aprofundamento, e apenas a sensibilidade individual a torna capaz de ser respondida e ressignificada todos os dias.
Assim relatou Vitor Barros "Moy Wai Hak Do" (梅维克多) , Sétimo
Discípulo de Mestra Sênior Ursula Lima "Moy Lin Mah" e membro
do Conselho de Discípulos da Família Moy Lin Mah juntamente com
Rodolpho Alcântara, Helena Carneiro, André Villarreal, Angela Carvalho, Fernanda Lima, Heitor Furtado e Marcus Souza.
Saiba mais em www.mykungfu.com.br
Comentários
Postar um comentário